Visita Domiciliar
terça-feira, 6 de abril de 2010 by ANDERSON MARQUES |
4
comentários
A Visita Domiciliar hoje é o grande diferencial da Estratégia de Saúde da Família (ESF), pois ela estreita relações entre profissionais e pacientes, tendo como foco a família. A partir dela podemos trabalhar o indivíduo no seu contexto psico-físico-social e entender como se deu a formação do seu processo saúde-doença.
Na Constituição de 1988 se trabalhou um conceito de saúde onde foram expostos três aspectos principais. Um deles, o primeiro, fala que a saúde tem como fatores determinantes e condicionantes o meio físico, o meio sócio-econômico e cultural e ainda a oportunidade de acesso aos serviços que visem à promoção, proteção e recuperação da saúde. Dentro desse contexto, podemos dizer que a Visita Domiciliar é uma ferramenta importante para o conhecimento de tais fatores, visto que, a partir dela podemos entender como o indivíduo e sua família se insere e se relacionam com essas variáveis que interferem direta ou indiretamente na formação de sua saúde.
As Visitas Domiciliares são ainda meios importantes para a criação de vínculos com a comunidade, o que facilita o trabalho dos profissionais de saúde, pois eles passam a conhecer sua realidade, dificuldades, e fatores de riscos que possam interferir no andamento do tratamento. Vale salientar aqui a importância dos ACSs como facilitadores desse processo, sendo eles muitas vezes pessoas da própria comunidade. Talvez seja o profissional responsável para que todo este processo de fato aconteça.
A visita é então compreendida como um momento importante dentro da família, tornado-se um espaço de diálogo e troca de saberes que contribui de forma positiva para o processo de educação em saúde e mais uma vez destacando o papel do ACS como promotor da educação e identificador de fatores que determinam o processo saúde-doença sendo ele o profissional que mais tem contato com a população.
Referências:
1 - AZEREDO, Catarina Machado et al. Avaliação das condições de habitação e saneamento: Importância da Visita Domiciliar no contexto do PSF. Ciência & Saúde coletiva. Ano 2007, v.12,n.3,mês MAI/JUN, páginas 743-753 (616-058).
2- PERES, Ellen Márcia et al. Visita Domiciliar: Espaço privilegiado para diálogo e produção de saberes. Revista de enfermagem da UERJ. Ano 2006,v.14,n.2,mês ABR/JUN, páginas 208-213 (616-083).
3 - CANHESTRO, Mônica Ribeiro et al. A Visita Domiciliar como estratégia assistencial no cuidado de doentes crônicos. Revista Mineira de Enfermagem: Reme/Nursing journal of Minas Gerais/ Revista de enfermagem de Minas Gerais. Ano 2005,v.9,n.3,mês JUL/SET,pag.260-266 (616-083).
4 - ABC do SUS: Doutrinas e princípios. Ministério da Saúde- Secretaria Nacional de Assistência à Saúde.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Pelo texto a gente observa a importância do ACS para que o dentista e os demais profissinais da ESF se integrem à comunidade.
Para mim é um dos maiores avanços da Saúde Pública, e nós profissionais ou futuros profissionais da área da saúde devemos valorizar e aproveitar esse recurso. É além de gratificante, uma estratégia que valoriza, organiza e otimiza o nosso trabalho!
Ah! Parabéns aos monitores pela iniciativa do Blog, e espero que vocês compartilhem também as experiência de campo.
Pode deixar Karol e vlw pelas dicas!!!
Muito bom esse comentário da Karol. E a ideia é essa: usar o espaço do blog também para compartilhar experiências de campo.
Postar um comentário