O aprendizado baseado em problemas (PBL) destaca o uso de um contexto clínico para o aprendizado, promove o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo, e também estimula o trabalho individual, de acordo com o interesse e o ritmo de cada estudante. O aprendizado passa a ser centrado no aluno, que sai do papel de receptor passivo, para o de agente e principal responsável pelo seu aprendizado. Os professores que atuam como tutores (ou facilitadores) nos grupos tem a oportunidade de conhecer bem os estudantes e manter contato com eles durante todo o curso.
Como é?
A metodologia do PBL enfatiza o aprendizado auto-dirigido, centrado no estudante. Grupo de até 12 estudantes se reúnem com um docente ( tutor ou facilitador) duas ou três vezes por semana. O professor não " ensina" de maneira tradicional, mas facilita a discussão entre os alunos, conduzindo-a quando necessário e indicando os recursos didáticos úteis para cada situação.
Uma sessão tutorial inicial trabalha os conhecimentos prévios do estudante sobre o assunto apresentado; os problemas são primeiramente identificados e listados, e em seguida são formulados os objetivos de aprendizado, baseado em tópicos considerados úteis para o esclarecimento e a resolução do problemas (sete passos). Na etapa seguinte os estudantes vão trabalhar independentemente, na busca de informações e na sua elaboração ( estudo auto-dirigido) antes da próxima sessão tutorial, quando as informações trazidas por todos serão discutidas e integradas no contexto do caso-problema.
A metodologia do PBL é considerada ideal para os estudantes que:
- Tem iniciativa de estudar por conta própria;
- Sentem-se à vontade formulando objetivos de aprendizado flexíveis mesmo que apresentem, por vezes, alguma ambiguidade;
- Aprendem melhor com leitura e discussão;
- Consideram desejável que seu aprendizado seja sempre em um contexto clínico;
www.unifesp.br/centros/cedess/pbl/
2 comentários:
Adorei esse método! Muito bom, principalmente quando leva em conta temas bem polêmicos! Parabénss pelo blog viuu Stêniooo?
Obrigado Amalie...e continue comentando e dando opiniões.
Postar um comentário