Saúde Bucal Coletiva

RSS
  • Home
  • Posts RSS
  • Comments RSS
  • Edit

PROBLEM-BASED LEARNING (PBL)

quinta-feira, 13 de maio de 2010 by ANDERSON MARQUES | 2 comentários
O que é?
O aprendizado baseado em problemas (PBL) destaca o uso de um contexto clínico para o aprendizado, promove o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo, e também estimula o trabalho individual, de acordo com o interesse e o ritmo de cada estudante. O aprendizado passa a ser centrado no aluno, que sai do papel de receptor passivo, para o de agente e principal responsável pelo seu aprendizado. Os professores que atuam como tutores (ou facilitadores) nos grupos tem a oportunidade de conhecer bem os estudantes e manter contato com eles durante todo o curso.

Como é?
A metodologia do PBL enfatiza o aprendizado auto-dirigido, centrado no estudante. Grupo de até 12 estudantes se reúnem com um docente ( tutor ou facilitador) duas ou três vezes por semana. O professor não " ensina" de maneira tradicional, mas facilita a discussão entre os alunos, conduzindo-a quando necessário e indicando os recursos didáticos úteis para cada situação.

Uma sessão tutorial inicial trabalha os conhecimentos prévios do estudante sobre o assunto apresentado; os problemas são primeiramente identificados e listados, e em seguida são formulados os objetivos de aprendizado, baseado em tópicos considerados úteis para o esclarecimento e a resolução do problemas (sete passos). Na etapa seguinte os estudantes vão trabalhar independentemente, na busca de informações e na sua elaboração ( estudo auto-dirigido) antes da próxima sessão tutorial, quando as informações trazidas por todos serão discutidas e integradas no contexto do caso-problema.

A metodologia do PBL é considerada ideal para os estudantes que:
  • Tem iniciativa de estudar por conta própria;
  • Sentem-se à vontade formulando objetivos de aprendizado flexíveis mesmo que apresentem, por vezes, alguma ambiguidade;
  • Aprendem melhor com leitura e discussão;
  • Consideram desejável que seu aprendizado seja sempre em um contexto clínico;
REFERÊNCIAS:

www.unifesp.br/centros/cedess/pbl/

PBL

2 comentários:

amalie disse...

Adorei esse método! Muito bom, principalmente quando leva em conta temas bem polêmicos! Parabénss pelo blog viuu Stêniooo?

14 de maio de 2010 às 20:42
ANDERSON MARQUES disse...

Obrigado Amalie...e continue comentando e dando opiniões.

15 de maio de 2010 às 15:41

Postar um comentário

Assinar: Postar comentários (Atom)

Bem-Vindos

Este blog tem o intuito de informar e colher informações dos alunos das disciplinas de Saúde Bucal Coletiva,sendo uma nova alternativa de aprendizagem. Conta com a colaboração dos monitores Anderson Marques e Aline Maia e supervisão do Prof. Dr. Aldo Angelim.

Sites de Pesquisa

  • Liga da Endodontia
  • Ministério da Saúde

Followers

About Me

  • ANDERSON MARQUES
  • Aline Maia

Labels

  • GENOGRAMA (1)
  • INTERDISCIPLINARIDADE (1)
  • modelos de saúde bucal (1)
  • PBL (1)
  • SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (1)
  • VISITA DOMICILIAR (1)

Blog Archive

  • ▼  2010 (7)
    • ►  outubro (1)
    • ►  agosto (1)
    • ▼  maio (2)
      • A importância dos sistemas de informação no planej...
      • PROBLEM-BASED LEARNING (PBL)
    • ►  abril (2)
    • ►  março (1)
Tecnologia do Blogger.

Labels

  • GENOGRAMA (1)
  • INTERDISCIPLINARIDADE (1)
  • modelos de saúde bucal (1)
  • PBL (1)
  • SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (1)
  • VISITA DOMICILIAR (1)

Labels

  • GENOGRAMA (1)
  • INTERDISCIPLINARIDADE (1)
  • modelos de saúde bucal (1)
  • PBL (1)
  • SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (1)
  • VISITA DOMICILIAR (1)

Labels

  • GENOGRAMA (1)
  • INTERDISCIPLINARIDADE (1)
  • modelos de saúde bucal (1)
  • PBL (1)
  • SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (1)
  • VISITA DOMICILIAR (1)

Labels 1

  • GENOGRAMA (1)
  • INTERDISCIPLINARIDADE (1)
  • modelos de saúde bucal (1)
  • PBL (1)
  • SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (1)
  • VISITA DOMICILIAR (1)

Labels 2

  • GENOGRAMA (1)
  • INTERDISCIPLINARIDADE (1)
  • modelos de saúde bucal (1)
  • PBL (1)
  • SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (1)
  • VISITA DOMICILIAR (1)
Copyright © 2010 Saúde Bucal Coletiva Wordpress Theme Blogger Template Credits For